Skip to main content

Partidos Políticos Da República Dominicana

Os partidos políticos da República Dominicana, são em torno de quarenta e três Partidos e empresas políticas que apresentam candidatos em cada eleição presidencial da República Dominicana. Destes, só alguns poucos são distribuídas a maioria da estima do eleitorado e em volta deles gravita a existência política nacional. Segundo a Lei Eleitoral 275-97, um partido majoritário é considerado aquele que tiver obtido, no mínimo, 5% dos votos válidos nas últimas eleições presidenciais, congressos ou municipais. 1. O Partido da Libertação Dominicana ( PLD), de tendência liberal e da Esquerda política. 2. O Partido Revolucionário Moderno ( PRM), de direção social-democrata de centro-esquerda política.

3. O Partido Reformista Social Cristão ( PRSC), de tendência conservadora e de centro-direita política. O Partido da Libertação Dominicana (PLD), fundado por Juan Bosch, em dezembro de 1973, ao soltar-se o fundador do PRD por diferenças ideológicas e o fundamento de que o PRD tinha renunciado aos princípios éticos da política. Voltou ao poder no ano de 2004, no meio de uma delicada ocorrência econômica em que vivia a nação, produto de uma decadência bancária que afetou os índices de desenvolvimento do povo. O Partido Revolucionário Moderno (PRM) nasceu em agosto de 2014, item da divisão do PRD, entre o ex-presidente Hipólito Mejía, próximo a um grupo de líderes do partido, e o presidente do PRD, Miguel Maldonado Vargas.

É um dos partidos políticos mais jovens da República Dominicana, mas, tem o segundo território em eleitores de acordo com as últimas eleições gerais. Sua tendência ideológica, ao aproximado que a do PRD, descobre-se no centro-esquerda política e a social-democracia. Em um momento anterior chamado de a Aliança Social Democrata ou Aliança Social Dominicana (ASD), tuas origens remontam a 1961, no momento em que surgiu da cisão de João Isidro família joy, mais … Grullón do Partido Revolucionário Dominicano. Logo depois, em 1982, passou à liderança de José Rafael Abinader. A DEA foi qualificada a toda a hora como um partido minoritário, mesmo que tenha participado em todas as eleições presidenciais desde 1962 (seja aliado ao PRD, ao PLD, ou com o candidato independente).

Joaquín Balaguer se manteve no poder durante doze anos, durante o período entre 1966-1978 conhecido como “os 12 Anos”. Nos dias de hoje o PRSC é considerado um “jogo patiño”, que por não ter força bastante para obter a presidência por conta própria, resolve ir em coligação com qualquer dos outros partidos maioritários. O Partido Revolucionário Dominicano (PRD), fundado por Juan Bosch em janeiro de 1939, em Cuba, com intenção de se opor à ditadura de Trujillo e, em seguida, ao governo do presidente Joaquín Balaguer, o fantoche político da cidade de Trujillo. Conseguiu derrotar Balaguer, em 1978, com a presidência de Antonio Guzmán, trazendo modificações respeitáveis pra democratização do povo.

O PRD tem sofrido ao longo da sua história uma vasto quantidade de divisões fruto de conflitos internos entre seus líderes, o que é chamado de um “jogo caótico”, reconhecimento usado frequentemente por seus inimigos. Outros partidos que são nos dias de hoje conhecidos na Junta Central Eleitoral, no entanto cuja participação no episódio político dominicano foi reduzida ou mínima (com menos de 5% dos votos em eleições), acham-se listados abaixo. Movimento Democrático Opcional (MODA), fundado em 25 de novembro de 2007 por Emilio Rivas, popular inicialmente como o Movimento Organizador de Aliados. Vem sendo, tradicionalmente, aliado do Partido Revolucionário Dominicano, embora para as eleições de 2016 passou do lado do Bloco Progressista do PLD.

  1. A existência de Links é quesito imprescindível
  2. Artigo 3 histórico
  3. dezenove de junho: no Peru, o Exército Nacional vestir aventais cor-de-rosa na promoção da igualdade
  4. dois Novo Reino de Granada
  5. três mensagens

Bloco Institucional Socialista Democrata (BIS), fundado em 1986, o líder perredeísta Jose Francisco Gómez-Peña, item da fragmentação do PRD, depois do governo de João Branco. Partido Combinação Democrática Cristã (UDC), fundado em doze de março de 1998 por Luis “O Galo” Acosta Moreta item de uma divisão no Partido Reformista Social Cristão.

Pouco tempo atrás perdeu sua representação congressual. Jogo Cívico Renovador (PCR), fundado em 2006 por Jorge Radhamés Zorrilla Ozuna, que foi o militar mais ao lado de José Francisco Rocha Gomez e um seguidor fiel de seus ideais. Partido dos Trabalhadores Dominicanos (PTD), fundado em 21 de dezembro de 1980, como herdeiro político do Movimento Revolucionário 14 de Junho (1J4). Havia apoiado tradicionalmente ao PRD até 2006, no momento em que se juntou ao Bloco Progressista do PLD.